quarta-feira, 18 de maio de 2011

Linha Aérea Imperial: 1947

A Linha Aérea Imperial dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP) começou a funcionar em 31 de Dezembro de 1946, com os velhos Dakotas da TAP, que asseguravam a ligação a Luanda e a Lourenço Marques - a fazer a ligação entre Lisboa e Lourenço Marques em 4 dias e seis etapas. Na viagem inaugural a partir do aeródromo da Portela estiveram presentes as mais altas individualidades do governo e o então tenente-coronel Humberto Delgado (e Director do Secretariado da Aeronáutica Civil), jornalistas, convidados e cinco tripulantes. A 17 de Janeiro o avião estava de regresso a Lisboa após concluída com sucesso a viagem.
Em 1948, os bimotores foram substituídos pelos quadrimotores DC-4 Skymaster. A ligação regular passa a ser semanal. Mais tarde, os DC-4 foram substituídos pelos Constellation e, desde 1955, pelos Super Constellation, que transportavam oitenta e três passageiros para Luanda em menos de 24 horas.
Só em 1965 estes aparelhos foram substituídos na TAP pelos Boeing 707, os primeiros aviões a jacto de longo curso usados por Portugal.

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